28 de out. de 2008

"Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso, porque já chorei demais...
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe... eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei... eu nada sei...

Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir...

Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha... E ir tocando em frente...
Como um velho boiadeiro levando a boiada, eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou, estrada eu sou...

Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir...

Todo mundo ama um dia todo mundo chora, um dia a gente chega, no outro vai embora...
Cada um de nós compõe a sua história, e cada ser em si, carrega o dom de ser capaz, de ser feliz..."

26 de out. de 2008

PAZ...


A Paz, todos buscam isso na vida, uns já encontraram, outros acreditam que não existe e outros já desistiram...
Porque esta pequena palavra de 3 letras é tão importante para o ser humano?
A Paz pode estar em um sorriso, pode estar em uma música, pode estar em um abraço, em um olhar... até mesmo em uma briga, no meio do caos, na verdade ela está onde temos mais medo de buscá-la: dentro da gente !!! Tantas coisas temos dentro: ruins e boas. Tanta coisa não colocamos para fora: ruins e boas. Tantas coisas deixamos escapar pelas mãos pelo simples fato de não enxergarmos que eram importantes naquele momento. Aí está o elo de tudo que nos une a paz: o momento !!

CARPE DIEM - aproveite o dia !!! Em outras palavras aproveite o momento em PAZ. Paz consigo mesmo, paz com aqueles que te querem, paz com o mundo e a natureza.

O melhor momento é o AGORA, o passado já não existe mais e o futuro passa a ser presente muito rápido.

Fiquem em PAZ e um lindo domingo !!

22 de out. de 2008

O poder do VINHO...

Como um dos assuntos que comecei a semana foi o VINHO...

"O poder místico do vinho Para entender o significado e a origem do brinde é necessário voltar no tempo e rever o papel místico da bebida mais entranhada na história do homem.

O nobre fermentado possui uma densa carga simbólica acumulada através de sua longa e rica história. O vinho teve papel importante na evolução das tradições, valores intelectuais, morais e espirituais do homem. A videira e o vinho estiveram presentes nos principais rituais, sagrados ou profanos, e em quase todas as celebrações, desde os primórdios da civilização. Dos deuses egípcios e greco-romanos ao Extremo Oriente; da Bíblia dos judeus e cristãos ao Islamismo; do protestantismo à Santa Inquisição; da Revolução Francesa à Lei Seca, o vinho sempre esteve em evidência quando o assunto foi religião. Mas como e por que este suco de uva fermentado se transformou em símbolo messiânico para alguns, em instrumento de Satã para outros, ou até, em alguns casos, em uma crença em si mesmo?

Para entender a raiz deste fenômeno é preciso analisar o ciclo da videira, a elaboração do vinho e como os dois eram vistos pelos antigos. A cada inverno as vinhas minguam, perdem suas folhas e, aparentemente, morrem, para renascer esplendorosamente na primavera, enquanto o vinho sobrevive à aparente morte da árvore que lhe deu origem. No Egito, este fato era reforçado pela cheia anual do Nilo, quando suas águas ficavam avermelhadas, como vinho, por causa do aluvião ferroso que corria por um de seus afluentes. Tais fatos tornaram a videira e o vinho símbolos da imortalidade e da ressurreição, representada pela renovação anual de seus frutos.

BrianLarry/Stock.XchngOutro aspecto é a fermentação. O mosto da uva passa por um processo totalmente desconhecido, só definido por Louis Pasteur no século XIX. A fermentação alcoólica é aparentemente violenta, exala calor e o líquido borbulha, como se estivesse possuído por algo do outro mundo. Para completar, o fator mais importante, tão inexplicável quanto surpreendente, era o efeito psicotrópico do fermentado. Esperavase, no êxtase provocado pelo vinho, uma aproximação com os deuses.

O vinho é também o símbolo da revelação, da verdade. A embriaguez era considerada, ao mesmo tempo, um delírio inebriante que paradoxalmente trazia lucidez. Não por acaso, o dramaturgo grego Aristófanes disse: "Rápido! Tragam-me vinho para que eu umedeça a minha mente e diga algo inteligente". A máxima enófila "in vino veritas" (no vinho a verdade), ilustra esta crença e a de que, ao beber do cálice de outra pessoa, descobrimos seus segredos, a verdade.

Outra conotação, mais mundana, foi assumida pelo vinho foi como símbolo da fertilidade. Como afrodisíaco, relaxando as barreiras morais, a ligação entre vinho e sexo acabou tornando-se uma associação entre vinho e fertilidade. A mitologia egípcia conta, por exemplo, que a deusa Ísis teria engravidado simplesmente por ter comido uma uva. Em algumas civilizações da Antigüidade, as moças, ao namorar, ofereciam ao futuro marido uma taça de vinho, considerando-se, a partir daí, firmemente comprometidas."

para ler a matéria na íntegra: http://revistaadega.uol.com.br/edicoes/12/artigo29504-2.asp

21 de out. de 2008

Dias melhores...


"Vivemos esperando Dias melhores
Dias de Paz
Dias a Mais
Dias que não deixaremos para trás

Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no Amor
Melhores na Dor
Melhores em Tudo

Vivemos esperando
O dia em que seremos
para sempre
Vivemos esperando
Dias Melhores pra sempre
Dias Melhores pra sempre!"

19 de out. de 2008

Essência...

Quantas vezes nos perguntamos de onde veio tal coisa, como se faz, como se chega a este produto?? Poucos somos curiosos, eu não sou parâmetro pois desde pequena (aliás desde criança, pois pequena ainda sou... kkkk) pergunto o por quê deixando meus pais loucos !!!

Depois deste final de semana passo a valorizar ainda mais uma tradição espanhola: o VINHO. Aprendi há algum tempo a valorizar COMIDA JAPONESA depois que vi o trabalho que dá fazer um bom sushi, sashimi etc..., passei a valorizar jóias de OURO, depois que vi o trabalho que tinha um minerador para tirar uma pepita de ouro em Minas Gerais... e agora o VINHO, entre outras coisas que passamos a valorizar depois de conhecer o processo.

Quantas variáveis podem acontecer no caminho para que uma uva chegue até nossa mesa em momentos especiais ou nem tanto... trabalho braçal mesmo, manual, fantástico... integração com a natureza, pena de jogar as coisas fora (uvas podres ou momentos) e todo processo químico, além da chuva que molha a uva e diminui o grau de álcool reduzindo sua qualidade para VENDIMIAR (verbo que não sei traduzir para o português - ato de colher a uva), quanta coisa !!!

E que vida simples... comida de horta, frutas colhidas do pé, como é gostoso viver de coisas simples mas essenciais, um simples papo, uma risada, a lua cheia em uma noite estrelada, o frio que rompe o gelo entre as pessoas que se abraçam, tudo muito simples mas pouco valorizado.

Ao colher as uvas vc encontra uma paz que poucos lugares tem e como tudo na vida tem seu tempo, se demorar para colher apodrecem e são jogadas ao chão, esquecidas voltando à essência.

Nossa quanta viagem né?? Não bebi muito vinho não kkkkkkkk na verdade a experiência de voltar a essência das coisas simples é que nos faz bem e não deveríamos esquecer nunca disso.

Quem tiver a chance, faça um curso de comida japonesa, visite uma mina de ouro ou colha uva para fazer vinho... dá para notar a diferença depois de uma experiência dessa.

Boa semana a todos com as pilhas recarregadas de muita natureza, energia, boas companhias, amigos e amor.

17 de out. de 2008

Influências...

Que incrível eu ter este pique todo para postar coisas neste blog, realmente agora acredito que tudo tem seu momento certo na vida.

Ontem, quando o mostrei para aquela pessoa especial q me aguenta todos os dias, em mais uma de nossas conversas noturnas (olha que a gente conversa demaaaaiisss) ele me deu a luz para entender esta minha vontade de voltar a escrever. Meu lindo me deu de presente um livro da Martha Medeiros, conhecem?? Se não, vale a pena conhecer. Ela é gaúcha, escreve no Zero Hora, o livro se chama Non-stop e é um resumo das crônicas dela de 1999 a 2001, assuntos reais, diários, naturais e verdadeiros. Acho que isso mexeu com meus pensamentos e aqui estou.

Vou tentar colocar um trecho por dia aqui para que a gente possa comentar... e se alguém tiver mais algum autor que queira indicar, eu addooooorroooo, será um prazer.

O de hoje fala sobre: unir o útil ao agradável... não vou colocar o texto na íntegra mas o último parágrafo é o que mais me chamou a atenção e que já é parte da minha filosofia de vida.

" O prazer não está em ler uma revista, mas na sensação de estar aprendendo algo. Não está em ver o filme que ganhou o Oscar, mas na emoção que ele pode trazer. Não está em faturar uma garota, mas no encontro das almas. Está em tudo que fazemos sem estar atendendo a pedidos. Está no silêncio, no espírito, está menos na mão única e mais na contramão. O prazer está em sentir. Uma obviedade que merece ser resgatada antes que a gente comece a unir o útil com o útil, deixando o agradável prá lá."

Isso nada mais é do que uma pequena amostra do nosso dia a dia, quantas vezes paramos para realmente sentir e não buscamos um sentido para cada coisa que vemos? Sentir é muito mais fácil, difícil é a gente se dar esta chance !!

Que tenham um lindo final de semana...

16 de out. de 2008

Amizade...

Começo este blog depois de muito tempo resistindo por dois motivos: falta de tempo e preguiça mesmo... Mas hoje tive vontade de colocar minhas idéias para poder discutir, ouvir opiniões e principalmente liberar !!!

O assunto de hoje e não podia ser diferente como uma boa aquariana (sim, adoro astrologia) é a AMIZADE, sim aquela que sempre buscamos, que não vivemos sem, que nos faz falta, que é mais importante que um amor pois no final acho que todos viram amizade ou começam como uma... um tema para pensar, né??

Tudo isso porque bem na hora que estava começando a fuçar no blog, recebi um pacote do correio que veio do outro lado do Atlântico e que me deixou muito, mas muito feliz !!! A pessoa que me mandou conheci por acaso do destino, como acho que conheci todos meus GRANDES amigos.

Nossa história começou com cultura brasileira, mais precisamente Cine Brasileiro... e a semana terminou com muitas luzes verdes, impressionante o poder das luzes verdes nas nossas vidas. kkkkkkkkkkkkk meu melhor amigo marciano mora em Brasília e me faz muito bem todas as vezes que teclo com ele, sim teclo, pois a distância não permite muito mais coisa kkkkk, a capital federal, cidade que eu amo por sinal onde tenho outros grandes amigos que ficarão com ciúme quando lerem este blog se eu não disser nada deles, aí vai: Walzinha, GG e Fabio, Lu Reis, Cinthia e Aline, Julio e Regis, Zé, Guto, Toni, Gui todos muito importantes nesta fase da minha vida que começou em 2006.

Os "EBESTINHAS" meus amigos MARAVILHOSOS, irmãos de momentos de choro e risada, de loucura e viagens, de problemas e soluções... de vida, de caminhada, de esperança, de paciência, de amor !!!!! Pelo mundo, pessoas especiais, acreditando em um sonho e ajudando nosso país a melhorar !!

Uma homenagem a meus GRANDES amigos de Sampa, sim a velha terra da garoa e que mora no meu coração, amigos há mais de 20 anos: Leiloca, Lu (família Soares TODA), Fabi e os mais recentes, de 10 anos kkkkkk: Klebao, Ana e Fê, Costa, Lan e Gui (meu lindo afilhado Lucca), Wagner e Cris e tantos outros que cruzaram meu caminho... o principal deles desta época de 10 anos sem dúvida é o San, aquele que era amigo que virou amor e que agora será amigo eternamente... estão vendo como as coisas se misturam??!!

Não posso esquecer daqueles da Espanha que não aguentaram a saudade da Terra Brasilis e me deixaram aqui órfã: a melhor irmã que eu podia ter, Helena, Paulo(O Tío), Karlinha, as duas gaúchas do coração Fabi e Karina, aquele brasileiro que já virou espanhol meu irmão mais velho: Hilde (esse ainda não deixou a Espanha kkkkk). A família Muller: Birgit (minha amiga, irmã, confidente) e Harald, importantíssimos na minha vida, nas mudanças principalmente...

Amigos também de alma, de dança (Street), de trabalho (Hoechst, TAM, Palumbo), de Boni, de cursos...

Não podia deixar de homenagear meus melhores amigos prá vida toda sem dúvida: meu pai, minha mãe e meu irmão, sem demagogia, eles sempre foram meus melhores amigos, aqueles que me escutaram chorar e aguentaram, aqueles que ouviram minhas lamentações e minhas histórias alegres, aqueles que sempre estiveram ao meu lado em silêncio sem questionar uma decisão, apoiando e contribuindo, afinal é tudo isso que para mim significa uma AMIZADE.

Outra homenagem especial para aquele que tem me aguentado todos os dias faz algum tempo, muito especial na minha vida, que me entende, me respeita e acima de tudo me ouve. Mais um amigo que virou amor, de outras vidas talvez. Prá quem acredita...

Bom, já que o assunto hoje é amizade e amor segue um texto que li do Shakespeare sobre a amizade e ele é integralmente verdadeiro:
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração"
(W. Shakespeare)

Me dei conta agora quantas pessoas importantes tenho na minha vida, que passaram por um momento mas que marcaram, outras que estão até hoje, perto ou distante fisicamente. Sou feliz !!!

Sejam bem vindos novos AMIGOS e para os antigos: AMO VOCÊS !!!! “Depois de algum tempo você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida."

Até a próxima !!!