30 de mai. de 2011

Viajar é... Parte 2

Pois é, prometi que no dia seguinte já teria este post mas não deu... enfim, antes tarde do que nunca aqui estou. Escutando Diego Torres e uma música inspiradora: "Color Esperanza". Quem nunca escutou coloque no UTube e assista, preste atenção na letra.

Voltando ao tema Viajar é... falando sobre a minha última viagem a Manaus. A experiência gastronômica foi incrível e fiquei surpresa uma vez mais com este destino tão interessante. Abaixo apenas uma pequena amostra de como passamos mal lá e os detalhes estarão no próximo post que vou dedicar somente a gastronomia.
O prato acima é o Tucunaré grelhado com banana frita, farofa e baião de dois... hummmmmm

No segundo dia da viagem fizemos um passeio de barco prá ver o encontro das águas - Rio Solimões (mais barrento com o PH estável) e o Rio Negro (totalmente ácido com PH de cerca de 4,5, além de ser negro mesmo kkkkk), o Rio Negro é como um grande chá como dizem os Manauaras. A magia das águas se encontrando e não se misturando é incrível, parece um ENORME balde de coca-cola com caramelo kkkkk como a foto ao lado.

Este passeio durou o dia todo pois fomos almoçar no Amazon Jungle Palace, um hotel 4 estrelas em um Igarapé do Rio Negro... a cena do barco chegando abrindo espaço entre a selva e o rio e de repente o hotel flutuante interagindo com a natureza também é impressionante. Excelentes companhias nos acompanharam no almoço e no passeio que viria depois: João Barbato e Rodrigo (obrigada por tudo !!)

É maravilhoso navegar pelo Rio Negro, a sensação de liberdade e ao mesmo tempo de pequenez (se é q esse termo existe em português), mas vcs entenderam o que quis dizer, poucos lugares no mundo me deram esta sensação: Lençóis Maranhenses, Cataratas do Iguaçu, Cataratas do Niagara e agora o Rio Negro e o Amazonas em si !! Navegando pelo Rio em direção a Manaus paramos em uma comunidade indígena onde fomos recebidos na Maloca (casa designada para os rituais indígenas), na hora me senti muito turista, sabe aquelas coisas falsas que fazem prá turistas ?? pois é, quando o Pajé começou a falar, me deu um pouco esta sensação...depois vi que eles tinham orgulho de fazer aquela apresentação e gostavam da interação com os "brancos"! Uma hora eles puxam os visitantes prá dançar com eles... e aqui vou eu com o filho do Pajé kkkk, foi uma experiência única !!!

Saí de lá, logicamente com um colar feito pelas índias, onde uma me chamou mais a atenção... ela estava todo o tempo com a cara fechada e era a mais bonita e jovem delas. Na foto tirada pelo Danilo se pode ver em seus olhos a desconfiança e o desconforto com aquela situação.
De qualquer forma, a comunidade parece feliz com estas visitas... quando saíamos estava chegando mais um grupo com cerca de 20 pessoas e o "show" iria começar novamente.
A volta para Manaus foi pensativa e meditativa, novamente a sensação de "pequenez" me invadiu mas me senti bem e feliz por poder estar ali e ver o que estava vendo.

Logicamente, uma pausa entre o passeio e o jantar prá nos recuperarmos pois a noite prometia: Ensaio do Boi Garantido para o Festival de Parintins (que vai acontecer no último final de semana de junho).

A foto que viram acima foi do nosso jantar no restaurante Banzeiro (que nada mais é que a marola que acontece nos Rios do Amazonas, que podem ser ocasionadas por vento e por barcos), na chegada os meninas João, Renildo e Danilo de vermelho... e eu, a desavisada de branco... porque o comentário do vermelho:o GARANTIDO é vermelho.. o Caprichoso é azul. Olha nós, felizes no ensaio:

FOI MARAVILHOSOOOOOOOO !! Uma energia, as toadas, as músicas que remetem a natureza, as forças da selva affff só de escrever arrepia. Tudo passa em um sambódromo, onde as pessoas vão para conhecer a coreografia que será apresentada durante o Festival de Parintins. Curiosidades do Festival: todos os que dançam tem que ser de Parintins, não está aberto para os turistas, o Garantido é o vermelho e o Caprichoso é o azul e para não perder a festa que leva muuuuita gente a cidade nesta época e antes para os ensaios, a Coca-Cola, a TIM e outras empresas que tem suas marcas vermelhas - mudaram a cor para azul no Sambódromo nos dias que o Caprichoso ensaia... quem se interessar por conhecer um pouco mais do Festival de Parintins siga o link: www.parintins.com

A noite acabou com o gostinho de quero mais, de quero mais ver o Rio Negro na época de seca, de quero mais de ir para o Festival e de quero mais gastronomia Amazonense !!! E vocês?? Querem mais??

Nenhum comentário: